Pular para o conteúdo principal

Sentimentos

Quando vivemos com nosso corpo "machucado", a tendência é naturalmente nos tornarmos pessoas amargas, ranzinzas, mau humoradas. Não é mole viver com fadiga, dores nas juntas e musculares, tonturas, falta de equilíbrio, sem perspectivas de cura ou ao menos de uma melhora.  Sendo que, dentro desse cenário temos nossa vida pessoal para cuidar, pessoas queridas e outras nem tanto para conviver, filhos, trabalho etc... porque independente de como estamos fisicamente, a vida segue. Parece que nesses momentos, nós somos bombardeados por sentimentos e sensações que tem um único objetivo: aniquilar tudo o que existe de bom dentro de nós!

Se existe algo que definiu efetivamente o desenvolvimento positivo de minha saúde nestes anos foram minhas emoções: o descontrole e controle delas!
É muito difícil, pelo menos para mim, negociar com sentimentos. Como já comentei antes, sou uma pessoa que vive em ebulição, tudo que me movimenta é muito intenso, transborda. Cada vez que eu me estressava, sentia alguma parte de meu corpo formigar, ou uma sensação de queimação em minha pele... Era como se um termômetro interno me avisasse de que eu estava passando dos limites.

Quando percebemos como o nosso corpo funciona e conseguimos nos relacionar com ele, ao ponto de entendermos as "mensagens" que ele nos envia, podemos controlar o que sentimos.

Independente do que nos aconteça, da situação em que estivermos, nós sempre teremos a opção de escolher como vamos lidar com isso.
A decisão é nossa, ninguém nem nada neste mundo tem o poder de decidir pela gente. 

Se você escolher que não vai deixar a dor te consumir e que você vai conviver com ela mesmo que seja para sempre, aos poucos sua mente se acostuma, e aquela dor que parecia avassaladora, vai melhorando, até se tornar suportável e não te impedir mais de seguir a diante. A dor talvez não passe, mas ela também não vai te dominar mais.

Você pode pensar: "ah mas não depende de mim, a dor vem e eu não escolho isso!", ou: "é devastador demais eu não consigo controlar, estou sem forças!" - Eu sei, já senti tudo isso e conheço o tamanho dessa dor, mas tem como ser mais leve, acredite!

Funciona como uma espécie de treinamento: cada vez que você tem um obstáculo e consegue superá-lo, seu cérebro começa a entender àquilo não mais como um problema e sim como algo vencido. Assim, insistindo nessa postura, o sofrimento vai aos poucos diminuindo, diminuindo mais e mais, e então, descobrimos como vivenciar o poder que temos de condicionar nossa mente e o nosso corpo. 

Por outro lado, cada vez que nos deixamos abater e aceitamos condições de sofrimento como se fizessem parte de nós mesmos, entregamos ao nosso corpo o poder de decidir como vamos nos sentir, ficando cada vez mais difícil de atingir o alívio e superar os problemas.

Foi experimentando sair de casa, por exemplo, com dores nas juntas e cãimbras, que pude aprender a diminuir o tempo de duração que elas se manifestavam em meu corpo.
Passei por dias em que ficar de pé era um desafio tamanha dor que eu sentia, então eu me forçava a sair de casa mesmo assim, e de tempos em tempos, eu sentava um pouco, levantava de novo, caminhava, sentava outra vez, etc...não me privava mais de "viver" porque tinha dores e sim aprendi a conviver com elas toda vez que eu precisasse e, com o tempo, elas começaram a durar menos.
Daí em diante, ao invés de ficar horas me sentindo mal, ficava uma hora, depois meia, hoje em dia, quando acontece, apenas alguns minutos.

As vezes quando eu tenho algum sintoma penso: " ok, vai doer, mas eu vou mudar de posição, vou caminhar um pouquinho, me alongar, beber uma água para hidratar meu organismo e isso já vai passar"... e passa! Sempre com muita cautela e respeitando os limites de meu corpo.

No começo foi bem difícil não desistir, superar e acreditar que isso fosse dar certo. Demorei alguns meses para conseguir condicionar minha mente, mas hoje já está bem mais fácil lidar com o sofrimento.
Claro que às vezes eu me permito abater, tenho ataques de nervos vez ou outra, mas posso afirmar que já está bem mais fácil me controlar do que quando comecei nesta jornada. Se eu tenho sintomas intensos uma vez por mês hoje em dia, é muito!

Agora, o mais importante nesses condicionamentos é a força da sua consciência na fé de que você VAI CONSEGUIR VENCER, e manifestar um coração alegre diante disso!
Tentar superar com raiva, tristeza, reclamando e sem fé, não funciona. Se você muda o seu interior tudo muda ao redor dele!
Tire toda a força de sofrimento que estiver morando dentro de você e coloque ela dentro de um sorriso e se possível ainda hoje, mude sua rotina. 



Comentários

  1. Perima!
    Lindo texto!
    Uma inspiração para meus dias! Realmente reclamamos muito e agimos pouco, esquecemos de agradecer, de se auto-conhecer. Estou nesse processo, é demorado, mas a jornada é deliciosa!
    Mega orgulho de você!

    Muito sucesso, amor, paz, luz!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda, é isso aí, é demorado e deve ser mesmo...precisamos de tempo para alterar padrões efetivamente! Que sua caminhada seja sempre tão doce quanto você! Com carinho, Paula.

      Excluir
  2. Ola!
    HISTORIA DE DETERMINAÇÃO,SUPERAÇÃO E FÉ!AMEI PARABÉNS QUE DEUS CONTINUE SEMPRE CONTIGO ,SAIBA QUE ELE É O MEDICO DE TODOS OS MÉDICOS E COM CERTEZA É NELE QUE VEM A SUA FORÇA!PARABÉNS.....
    E TAMBÉM EU SOU ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E ESTOU COM UM PROJETO DE FACULDADE SOBRE ESCLEROSE,SEI QUE A GENTE NÃO SE CONHECE MAS EU GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM INTERESSE DE CONTRIBUIR UM POUCO DE SUA HISTORIA EM UM PEQUENO DEPOIMENTO DE NO MAXIMO 5 MINUTOS/ PODE SER VIA WEBCAM ..FACEBOOK OU ALGO DO TIPO!MAS FICA A VONTADE SE NÃO QUISER PARTICIPAR EU IREI ENTENDER!
    ENFIM PAULA ÉU VOU DEIXAR AQUI MEU FACEBOOK(https://www.facebook.com/viivianny.o)....!E GOSTARIA DE SABER SE VOCE TEM OUTRO CONTATO PRA MELHOR EXPLICAR ESSE PROJETO QUE SERA DE GRANDE VALOR!

    DESDE JÁ EU AGRADEÇO PELA ATENÇÃO E QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE ,E VAI DESCULPANDO QUALQUER COISA!
    BJSS!

    ATT

    VIVIANE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, amém! Que Ele abençoe a todos nós. Vou entrar no seu face e conversamos melhor, de qualquer forma segue meu e-mail caso queira falar por lá também: paula.pradok@gmail.com.

      Um beijo grande,

      Paula.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga