Pular para o conteúdo principal

Silêncio

Muitas vezes aqui no blog, eu falei sobre nossa consciência, e ela é o que eu considero ser o ponto mais importante em todos os aspectos da nossa vida.

Aqui nos textos eu à relaciono mais a estados de saúde, bem ou mal estar, mas o desenvolvimento de nossa mente é algo que abrange todos os setores do nosso universo. Ela está ligada ao controle das nossas emoções e com isso diretamente relacionada às nossas atitudes e ao caminho que conduzimos a nossa existência.

Com o diagnóstico que recebi em 2005, aprendi que a minha postura diante de cada evento que eu passava era quem definia o que se passava a diante. É uma forma de percepção muito sutil e ao mesmo tempo proporciona atitudes enormes.

Perceber-se efetivamente, entender as mensagens que nosso corpo envia, só é possível diante de um relacionamento muito íntimo com nós mesmos. Para que isso seja possível, precisamos construir momentos de silêncio em nosso dia a dia. Isso mesmo, silêncio.

Muitos de nós tem uma rotina bem agitada, recheada de pessoas, estímulos, obrigações, barulho, aflições, pressões. Com toda essa "distração" a que nos expomos, fica realmente muito difícil de parar, calar, e ouvir o que o nosso íntimo tem a dizer. Mas não existe outra forma senão a de se abster da "bagunça", nem que seja durante 5 minutos por dia, para se perceber.

Por mais hiper-ativo que se seja, multifuncional, não conseguimos completar efetivamente nenhum projeto, tarefa, sem que dediquemos parte de nosso tempo exclusivamente a ele. Fazer mil atividades juntas pode ser eficaz, mas nem sempre é eficiente. Para que um projeto tenha começo, meio e fim ele precisa necessariamente ter um tempo para ele.

Assim funciona também com nosso corpo. É no silêncio, na calma que assimilamos o que acontece dentro de nós. Na turbulência, confusão, mal temos condições de vivenciar o próprio caos, quem dirá as sensações sutís que aparecem na tranquilidade, na lucidez e que nos presenteiam tanta sabedoria.

E porque ouvir nosso íntimo? Para quê ter este relacionamento com nossa consciência?

Manter uma mente treinada, lúcida, nos ajuda a ter um maior controle sobre nosso corpo e as sensações que são geradas. Uma vez entendido esse processo, temos maior facilidade em transformar e lidar com as dificuldades físicas e psíquicas às quais vivenciamos.

Experimentar uma eficiente localização de consciência pode evitar dores, auxiliar limitações, aumentar nossa positividade, desempenho e o nosso bom humor.

Enquanto eu reclamei, desisti de lutar contra o que tentava me paralisar, eu me via com menos vitalidade, disposição e força. Quando eu aprendi a parar, silenciar, e todos os dias (sim, todos os dias!), a reservar apenas alguns minutos para ficar em silêncio, com os olhos fechados, mentalizando o que eu queria para a minha realidade, eu pude experimentar a força de incentivo maior que eu já conheci: o meu instinto de sobrevivência.

Pare, fique em silêncio, feche seus olhos, projete a imagem que quer de si mesmo. Separe no seu dia um momento para que você possa se escutar. Nós somos quem melhores podemos contar a respeito de nós mesmos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga