Pular para o conteúdo principal

Ayurveda, um outro ponto de vista

Ontem, li em um texto do site Scientific American Brasil, uma especulação científica de que a esclerose múltipla possa ter o início de seu desenvolvimento no intestino.
Como ainda não existe conhecimento absoluto sobre a doença, as pesquisas mantém-se e milhares de tratamentos acabam junto com ela despontando.

Há alguns anos atrás, conheci o caso da Laura Pires, uma paciente de EM, autora do blog - Busca da Essência : http://buscadaessencia.blogspot.com.br, que ao receber o diagnóstico foi para a Índia em busca de cura através de tratamentos com a medicina Ayurvédica.
Confesso que toda a jornada dela me encanta do começo ao fim! Existe até um livro com o relato de seu acompanhante da viagem, para quem tiver interesse em conhecer melhor a história, chama-se: Em Busca da Cura.
Este ano, eu tive o privilégio de participar do primeiro curso de nutrição e culinária Ayurvédica que a mesma ministrou aqui em São Paulo e comecei uma nova transformação em minhas rotinas.

Já tinha uma idéia do quanto nossas posturas e escolhas fazem diferença nos cursos dos diagnósticos de doenças, eu vivi durante esses anos todos algumas significativas transformações em antigos paradigmas e condutas. Mesmo sem conhecer a Ayurveda, acabei fazendo algumas escolhas bem parecidas com as que a milenar tradição oriental indica e que me ajudaram tanto! Agora tenho em mãos mais conhecimento e oportunidades de me manter ainda mais forte e saudável.
Fazer este curso foi extremamente enriquecedor, concordo em gênero, número e grau com a própria Laura: " é um caminho sem volta". Aprendi demais e conhecer a Ayurveda tem sido transformador!

Descobri através dela que a nossa digestão é definitivamente um dos fatores que devemos acolher e observar com muito cuidado. Uma digestão eficiente vai potencializar os bons resultados que buscamos para nossa saúde.
De acordo com essa medicina oriental, "sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação, nenhum remédio é necessário". A nutrição torna-se assim, um fator essencial para tratar, curar e prevenir possíveis desequilíbrios.

Como cada caso é um e temos organismos diferentes, esses tratamentos e mesmo as rotinas diárias devem ser orientadas por médicos Ayurvédicos experientes, não aleatoriamente sem o acompanhamento de profissionais.

Abaixo segue o link da reportagem explicando o que a ciência moderna tem observado sobre nossa digestão e flora intestinal no caso da EM:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/esclerose_multipla_pode_comecar_no_intestino.html

Estou bastante feliz em saber que os caminhos estão se encontrando, pois, sinto o quanto as mudanças alimentares e comportamentais fizeram diferenças super positivas em meu dia-a-dia e a certeza de que estou no caminho certo.

Alguns benefícios que já observei nesses poucos meses em que implementei certas rotinas ayurvédicas em minha vida são:

- pele mais calma, sem espinhas e brilhante
- unhas fortes
- desinchaço pré-menstrual
- digestão mais suave, menos gazes
- menos dores articulares e melhor circulação sanguínea
- controle da ansiedade alimentar
- observação mais consciente sobre os efeitos dos alimentos em meu organismo
- uma maior lucidez sobre minhas escolhas e rotinas alimentares

Beijos,

Paula.


* Aproveito para deixar uma super dica ao pessoal de São Paulo - Capital: existe uma feira de alimentos orgânios muito especial próxima ao parque do Ibirapuera, com diversas comidinhas limpas e saudáveis, para encher nosso organismo de nutrientes vivos!

Abaixo segue um link com mais informações: 

Muita saúde à todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga