Pular para o conteúdo principal

Muito além da cura!

Esses dias estive um pouquinho ausente daqui pois tive a oportunidade de realizar um pedacinho de um sonho que eu tenho: estudar culinária natural em aulas ministradas pela Bela Gil!

Pois bem :) na semana passada, participei de dois pequenos cursos que ela deu aqui em SP e confesso que passei a semana inteira testando receitas, ingredientes, experimentando novos sabores...quem acompanha aqui o blog sabe o quanto eu me interesso por cozinha, alimentação natural e nutritiva! A alimentação transformou literalmente meus dias, melhorou os efeitos colaterais do Avonex e sintomas também relacionados às próprias lesões que tive.

Passar esses dois dias ao lado da Bela, foi uma realização e tanto, ela é digamos que minha musa inspiradora das comidinhas delícia!

Entre uma receita e outra, ouvi a Bela falar muito brevemente a sobre alimentos adaptogénicos, e obviamente, como uma pessoal mega-ultra-master-blaster curiosa que sou, fui me aprofundar no assunto.

Durante as transformações alimentares e de rotinas que aconteceram na minha vida nesses últimos anos, pude experimentar um olhar mais atento ao meu organismo e assim perceber diversas reações positivas e negativas que alguns alimentos geram eu meu corpo.

Pesquisando sobre esses alimentos que a Bela comentou, os adaptogénicos, lembrei de diversos experimentos que fiz retirando e colocando alimentos na minha dieta e como meu corpo se comportava.

Alimentos adaptogénicos muito basicamente explicando, são alimentos que conseguem se adaptar às necessidades do indivíduo, tendo a capacidade de regular o organismo para a situação em que este se encontra naquele momento. Este processo é feito através da regulação do nosso sistema endócrino, promovendo um equilíbrio hormonal. Alguns dos efeitos positivos disso são o aumento de energia, vitalidade e resistência do nosso corpo! Ou seja, é um alimento que nos ajuda a "segurar a onda" quando as coisas desandam e nosso sistema se desequilibra, no momento em que as sínteses negativas começam a nos prejudicar.

Uma das principais atuações desses alimentos é na regulação do nosso corpo em situações de estresse. O estresse é uma reação natural e fisiológica aos estímulos (físico, emocional e ambiental), que envolvem diversos órgãos do nosso corpo na produção de substâncias, hormônios e aumento de gasto energético.

A cada estímulo interno ou externo, nosso corpo reage de alguma forma para enfrentar o agente que interfere o processamento normal de nosso sistema.
Um organismo sobrecarregado, suportará ao estímulo por um determinado período, e quanto maior for a resistência, maior será a sua necessidade de adaptação.

É bastante comum em um organismo mantido em situações de estresse crônico os seguintes sintomas:

- insuficiência renal
- perda de libido
- fadiga mental e física
- variações de humor
- depressão e ansiedade
- queda de cabelo
- retenção de líquidos
- sistema imunológico fraco
- dentre outros...

Os alimentos com potencial adaptógeno, agem como moduladores das respostas de nossas funções endócrinas e nervosas por exemplo, aumentando a resistência física e psíquica ao estresse.

Na área psíquica por exemplo, reduzem inclusive alguns prejuízos causados, melhorando a cognição, a memória e aumentam a tranquilidade emocional.

Alguns exemplos de alimentos que possuem efeitos adaptógenos e podem enriquecer positivamente nossa dieta são:

- alimentos com alto teor de Ômega-3 como chia e semente de linhaça hidratadas
- castanhas e nozes
- chá verde descafeinado com baixo teor de flúor (vide embalagem)
- ginseng
- maca peruana

Acrescentar chás nas rotinas entre e após as refeições pode ser bastante benéfico como:

- chá de camomila
- chá de erva doce / funcho
- chá de hortelã

* procurar de preferência chás descafeinados.

Podemos evitar algum alimento que potencialize o estresse?

Existem diversos alimentos que aumentam estados de estresse porém, temos dois principais que consumidos em grandes quantidades e frequência, estimulam nosso organismo mais negativa do que positivamente, o açúcar e o café! 
Reduzi-los na dieta semanal vai ajudar bastante a manutenção dos estados de estresse e a manter o corpo mais tranquilo.

Um fato que precisa estar bem claro em nossa realidade é que toda a fisicalidade é mutável. Não existe nada físico que seja permanente. Tudo muda a cada dia, inclusive o nosso corpo. Independente de estados de doença ou saúde, nós passamos por mudanças frequentemente, portanto precisamos sempre estar alertas ao bom funcionamento e manutenção do nosso sistema.
Muito além da cura de qualquer processo, precisamos nos manter internamente estáveis independente de qualquer fator externo e esses alimentos vem como um auxílio, promovendo uma mediação entre nossos maus e bons estados físicos!

Amei saber de tudo isso e não poderia deixar de passar a diante. Espero que possa ajudar a melhorar nossas escolhas! Beijos e uma linda semana para nós :)


* Todo conteúdo de informação presente neste texto faz parte de minhas vivências pessoais, portanto para qualquer mudança na sua dieta ou tratamento de saúde recomendo que procure um especialista. Existe uma vertente de medicina chamada"medicina integrativa", vale a pena pesquisar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga