Pular para o conteúdo principal

Respiração: como inspirar literalmente seus dias

Respiramos desde o momento em que nascemos até nossos últimos instantes, mas raríssimas vezes colocamos a devida atenção neste ato tão necessário para a captação de nossa energia vital.
Quando comento aqui que o diagnóstico me proporcionou a maior oportunidade de desenvolvimento e transformação pessoal da minha vida, é porque a partir dele, até reaprender a respirar da forma correta eu reaprendi!

As práticas de Yôga me ensinaram a manter a consciência no ato respiratório e em técnicas que também auxiliam:

- a administrar o stress
- a aumentar a expansão da capacidade respiratória
- na captação de Prana (energia vital)
- na localização de consciência através de técnicas respiratórias

Controlar nossa respiração diminui dores, acalma a mente, aumenta nossa concentração, potencializa a oxigenação sanguínea e de todas as nossa células, aumentando a boa qualidade de vida.

Com o tempo, por nossa educação, posturas incorretas, roupas apertadas, desaprendemos a respirar da maneira certa, não eliminando o gás carbônico e resíduos de forma eficaz e, diminuímos a capacidade de armazenamento de oxigênio.

Uma boa respiração é capaz de romper a barreira do inconsciente, com técnicas específicas permite livre acesso ao nosso autoconhecimento.

Abaixo segue o exemplo de uma dessas técnicas:

Sente-se de forma confortável, se possível feche os olhos, procure acalmar a mente e os movimentos. Comece descontraindo seu abdômen e respirando de forma livre, suave. Por alguns instantes, coloque atenção no ato respiratório, no tato do ar adentrando suas narinas e percorrendo seu corpo. Faça uma inspiração profunda, retenha o ar nos pulmões o máximo que isso lhe for confortável. Depois expire lentamente contraindo o abdômen para dentro, a fim de expelir ao máximo o ar. Retenha alguns segundos sem ar. Faça isso de preferência repetidas vezes o tempo que lhe for possível e perceba a mudança no seu estado emocional, no fluxo de sua respiração.

* Observamos neste exemplo, 4 fases de respiração: a inspiração, a retenção com ar, a expiração e a retenção com os pulmões vazios. Com o tempo, pode-se incrementar as técnicas acrescentando um ritmo para cada fase de respiração, contar os mesmos segundos por exemplo, para cada fase:

4 segundos para inspirar, 4 segundos retendo o ar nos pulmões, 4 segundo expirando e finalizando com 4 segundos de retenção sem ar.

Sempre que estiver angustiado, sob-stress, essa é uma excelente ferramenta para acalmar a mente e proporcionar estados de lucidez.


Comentários

  1. Tem momentos em que minha ansiedade parece me consumir. Se não consigo controlar minha respiração acabo me perdendo... Bela postagem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda, tudo bem?

      Eu me sinto da mesma forma, é impressionante o quanto a respiração ajuda a estabilizar nossos estados emocionais.

      Beijo grande!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga