Pular para o conteúdo principal

Hidroterapia

Hoje quero compartilhar a experiência super feliz que tive há cinco anos atrás com a hidroterapia.
No último surto, tive uma considerável lesão medular que me trouxe intensa parestesia, clônus, falta de equilíbrio e força muscular, dores articulares insuportáveis!
Como tenho muita dificuldade de ficar quieta (costumo brincar que sou ligada no 520w), e só de pensar em ficar sem praticar qualquer atividade física com ou sem dor é muito sofrido para mim, o neurologista me recomendou que fizesse sessões de hidroterapia, assim conseguiria me exercitar, sem muito esforço e com mais conforto.
Eu amei, fiz anos de natação e sou apaixonada pelo universo aquático: cachoeiras, rios, lagos, piscinas, mar me encantam demais!
Pois bem, no começo tive alguma dificuldade, a água é um pouco quente e quando estamos em processo inflamatório ativo, com o calor sentimos mais intensas essas sensações, mas eu insistia mesmo sentindo esse desconforto, acreditando que com o tempo acostumaria e que esses exercícios me trariam mais mobilidade, força e alívio das dores.
Nas primeiras três sessões, já pude perceber uma grande melhora em dores articulares, força muscular e alongamento.
Meu corpo saía da piscina renovado, e o meu coração cheio de alegria em sentir o meu organismo respondendo aos desafios!
Na água, os esforços são menores e por ser morna, facilita a mobilidade. Logo no início não só dentro mas fora da água, os sintomas aos poucos diminuíam e se tornavam cada vez mais raros. A hidroterapia ajudou bastante a recuperar meus sentidos normais.
Como dento da piscina fica mais fácil de realizar movimentos que fora são muitas vezes impossíveis, se observar executando novamente esses exercícios com conforto, enche nosso universo de confiança e esperança na nossa reabilitação.
Ter uma mente treinada, ativa em bons pensamentos ajuda muito a nos manter fortes. Ficar se lamentando não costuma ajudar a mudar a situação.

Abaixo listo alguns benefícios que a hidroterapia pode proporcionar, lembrando que qualquer prescrição e tratamento devem ser feitos sob recomendação e acompanhamento de um médico profissional:

- alívio de dores
- redução de edemas
- fortalecimento e normalização de tônus muscular
- relaxamento e alívio do stress
- melhora da amplitude de movimento
- melhora de equilíbrio
- estimulação sensorial

Quem tiver condições de experimentar eu recomendo MUITO!

Quando estiver imerso em água, feche os olhos, mentalize palavras de incentivo à seu favor, palavras que vão te encher de boas intenções e vibrações de vitalidade.
A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, fertilidade, transformação, purificação, força, limpeza, cura! 



* Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/palavra-do-especialista/Paginas/melina-vasconcelos-grossi-venditti.aspx?entrevista=62

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga