Pular para o conteúdo principal

Dica do dia! Da tarde, e da noite também.

Um dos ensinamentos que a Ayurveda* complementou fortemente em minha vida, é que sofremos algumas influências dos diversos elementos da natureza, inclusive dos planetas!

Essa influência divide os períodos dos nossos dias em algumas características que se soubermos aproveitá-las, podemos ter uma vida com mais vitalidade, saúde e disposição.

Rotinas diárias

Das 10:00hs às 14:00hs sofremos uma influência que é chamada Pitta:

- É durante este período que o nosso poder de digestão está mais intenso, preferencialmente ao 12:00hs.
- Recomenda-se que façamos as nossas maiores refeições neste período, pois com a digestão mais eficiente, aproveitamos bem os nutrientes dos alimentos que ingerimos.
- Neste período fica mais favorável a irritabilidade, procurar menos agitação e esforços excessivos.

Das 14:00hs às 18:00hs sofremos uma influência que é chamada Vata:

- Este é um bom momento para meditar, procurar manter a consciência em aquietamento e estados de tranquilidade. Ideal para atividades que requerem alto poder de rendimento e produtividade.
- É um período leve, mental e criativo. Aproveitar este horário para o trabalho e atividades intelectuais.
- Um bom momento para distribuir a energia da mente pelo corpo, com respiratórios e práticas de Yôga por exemplo.
- Se tiver fome, comer algo leve como frutas ou alimentos cozidos (vegetais por exemplo).
- Neste período temos mais tendência a agilidade mental e fadiga.

Das 18:00hs às 22:00hs sofremos uma influência que é chamada Kapha:

- Nosso metabolismo começa a decrescer novamente preparando o corpo para o repouso.
- Devemos diminuir o ritmo e nos preparar para descansar. Procurar se desligar de televisão, celulares, computadores ou qualquer estímulo que possa causar agitação e prejudicar a boa qualidade do sono.
- Período com tendência ao aumento de peso físico e lentidão mental.

Das 22:00hs às 02:00hs retornamos à influencia Pitta:

- Momento em que o sono deve ser profundo para favorecer os processos de purificação do sangue e liberação dos hormônios para a regeneração dos tecidos.
- Não devemos nos alimentar neste período para evitar sobrecarregar nosso sistema digestivo e liberar toxinas.

Das 02:00hs às 06:00hs sofremos novamente a influência Vata:

- Período de relaxamento total, propício para regeneração do sistema nervoso central, o corpo se prepara para despertar, caso não consiga dormir é um horário favorável à práticas meditativas.
- Este é o período de nossa limpeza metabólica, de desintoxicação do nosso sistema.
- Tendência à agilidade mental e fadiga. 

Das 06:00hs às 10:00hs novamente recebemos a influência Kapha: 

- Aqui a energia é mais pesada, retentora, lenta.
- O metabolismo fica mais lento e o corpo mais frio, ideal para atividades físicas mais intensas e atividades que demandem a memória.
- Tendência à lentidão e aumento de peso físico, procurar se alimentar de forma mais leve.

Experimente fazer uns testes e mudar alguns hábitos nas rotinas diárias! 
Eu testei e realmente melhora muito o desempenho do organismo! 
Reduziu as sensações de indisposição, diminuiu o cansaço em geral e por consequência aumentou a minha produtividade. Enfim, vale a pena testar!

Espero que de alguma forma possamos transformar nossas rotinas com bons hábitos e desta forma ter mais saúde, força, vitalidade e disposição!

Um abraço forte!


* Segue outro post aqui do blog sobre a Ayurveda, explicando um pouco o que é e sobre o curso que fiz: http://esobreviver.blogspot.com.br/2014/11/ayurveda-um-outro-ponto-de-vista.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga