Pular para o conteúdo principal

Diário de gravidez do primeiro trimeste :)

Pronto! Passados dois trimestres (!!!!) inteiros completos, fiz um diário das principais mudanças que aconteceram nas minhas rotinas e algumas dicas para as futuras mamães, pacientes e não pacientes de E.M e dividi em 2 posts.

Vamos lá?

Primeiros passos, primeiro trimestre:

- Minha gravidez foi zero planejada, então considerando o mega susto que tive, os primeiros dias após a descoberta, foram bastante difíceis e confusos, uma mistura de hormônios transbordantes com medos, insegurança, vácuos mentais, me peguei várias vezes estática dentro de casa, olhando para a parede sem ter qualquer tipo de reação. Já não estava tomando Avonex há um tempo, por decisão do meu médico iríamos tentar uma nova medicação, então pelo menos desta preocupação eu me livrei!

- Com o obstetra logo de início, já nos primeiros exames do pré-natal, verificamos que eu não sou imunizada para algumas doenças pois não tomava vacinas acho que desde criança, apenas as da Hepatite A e B, que tomei meses antes de engravidar, por recomendação inclusive do neuro, para já me proteger em uma futura planejada gestação ;), ainda bem que esta estava em dia! Decidimos que ficaríamos com essas vacinas mesmo, apesar da recomendação da vacina para gripe que desde o começo decidi não tomar. Nunca fui muito fã de remédios, vacinas e após o diagnóstico curto menos ainda. Minha decisão quase sempre é a de não tomar, a não ser que sejam casos imprescindíveis. Eu uso muito a homeopatia e para algumas disfunções em meu corpo, tenho tido há anos, excelentes resultados.

- O início do pré-natal me ajudou a entender as várias fases de uma gestação, o que eu imaginava ter uma ideia e somente quando me vi numa que percebi quanta informação eu desconhecia. Baixei um aplicativo no celular chamado "Baby Center - Minha Gravidez" e tem sido super bacana, pois além de acompanhar várias etapas do desenvolvimento semanal do bebê, tem dicas, opiniões e chats com outras mamães, vale super a pena baixar. Não sei se tem em qualquer aparelho, mas sei que existem vários aplicativos como este! Indico muito!

- Eu demorei quase três meses para contar para minha família e amigos pois, preferi esperar alguns exames importantes desta primeira fase, e aguardar as decisões que tomaria a respeito de todo esse novo "universo" que tem modificado a cada dia minha vida. Esperei a ficha cair um pouco para entender o que eu mesma sentia e esperava de tudo isso. Sempre tive a intenção de engravidar, mas nunca fui de planejar muito a minha vida, após o diagnóstico então, planejo menos ainda, mas o susto que levei com a novidade foi bem grande! Eu diria que um dos maiores que já tive... quem teve a oportunidade de viver este momento talvez se identifique com o que eu senti!

- Com relação à toda expectativa neste primeiro trimestre, eu confesso que não foi nada fácil ou romântico. Nunca me dei bem com hormônios, e este "boom" do começo me deixou bem desestabilizada. Eu tinha crises de choro, não podia sentir o cheiro de algumas coisas e pessoas, meu olfato ficou melhor que o do meu cachorro! Peguei o maior bode do universo da minha mãe e do meu namorado!!! Eu tinha ódio deles...tadinhos! Se vcs estiverem lendo isso eu amo vcs tá? Era hormonal kkkkk
Enjoei muito, emagreci bastante no começo e vivia basicamente de água com limão, algumas castanhas, biscoito de arroz e integrais. Dormia praticamente o dia inteiro, inclusive conversando com as pessoas!!! Foi uma fasesinha chaaaaaataaaaaa que passou em exatas 9 semanas!!!! Um belo dia eu acordei como se nada tivesse me acontecido nas semanas anteriores, achei até que tivesse acontecido algo com o bebê, mas estava tudo ótimo e lindo graças a Deus!!!

- Fisicamente senti as alterações que a maioria das gestantes tem no início da gestação: seios doloridos e bastante aumentados (dormia de TOP! Ajudava muito o incômodo), sentia muita coceira na pele das costas, que segundo meu médico era devido ao preparo do meu copo para a gestação, barriga levemente saliente, eu estava na fase mais magra da minha vida!!! Logo de início já comprei óleo de amêndoas e um creme para gestante e passava sempre depois do banho para prevenir estrias.
Eu tenho bastante cabelos brancos e costumava pintar a raíz com tonalizantes, porém o ginecologista me recomendou não pintar até no mínimo 22 semanas de gestação, aliás, por ele eu não deveria pintar até o bebê nascer, mas caso eu resolvesse tingir, que o fizesse com essas tintas sem amônia e no mínimo após o segundo exame morfológico (por volta das 22 semanas).

- Minha alimentação mudou um pouco, uma vez que eu voltei a comer proteínas animais (10 anos depois!), por livre e expontânea vontade, e não por recomendação médica, tive vontade e comi, sem traumas, dramas, carências ou preconceitos, apenas uma escolha.
Coloquei uma quantidade maior de laticínios em minha dieta e a cada semana pesquiso quais vitaminas meu corpo e o bebê estão precisando mais e reforço na dieta. E por falar em vitaminas, meu ginecologista indicou suplementação de ácido fólico desde o início da gestação e a partir do primeiro exame morfológico acrescentou um polivitamínico chamado "Damater" para tomar todos os dias.

- Desde o primeiro mês de gestação, mantive atividades físicas, de baixa intensidade. Antes de engravidar, eu fazia exercícios todos os dias da semana praticamente, com a gravidez diminui um pouco a frequência e intensidade, mas não deixei de praticar atividades. Introduzi alguns treinos de musculação e a hidroginástica, além dos aeróbicos que já fazia e Yôga. Existem diversos estudos que comprovam inúmeros benefícios dos exercícios feitos durante a gestação, tanto à mamãe quanto ao bebê!

- Com 8 semanas de gestação fiz um exame chamado "sexagem fetal" para descobrir o sexo do bebê. Decidi fazer pois além da curiosidade, achei importante para organizar e comprar as coisinhas do quarto, roupas etc, gosto de ter um certo planejamento e acredito que isso além de me poupar tempo vai poupar dinheiro também. E descobrimos que nosso bebê é um meninoooooooo :) e vai se chamar João.

- Sobre o  tipo de parto, eu questionei tanto com o neurologista quanto com o ginecologista, qual a melhor opção, uma vez que tenho o diagnóstico da E.M e me preocupo de certa forma com minha disposição, saúde para o pós-parto, e ambos me disseram que não faz diferença, pelo menos para o meu caso. O que importa é o melhor para o momento e eu decidi que vou deixar acontecer da maneira que o bebê e meu corpo escolherem. Se for normal, excelente, mas se precisar por algum motivo ser cesárea também deixarei fluir.

Esses primeiros meses apesar de todo o turbilhão de emoções, foram de muitas descobertas, novas escolhas e adaptações super positivas para este novo momento que meu corpo passava. Uma nova reeducação de rotinas e a riqueza da vida se revelando a cada dia.
Passei por dias de muito medo, dias de me sentir sozinha, de me sentir invadida, super sensível mesmo. Demorei muito para "deixar a ficha cair" e relaxar. Me isolei, chamei as amigas, a família, me isolei de novo, enfim, conto isso pois, não me tornei um ser maternal simplesmente porque descobri a gravidez. Acredito que todo esse "universo incondicional" é construído aos poucos, a cada vivência. Não devem haver cobranças, comparações, peso...cada um sente de uma forma, espera por algo diferente do outro. Esses "manuais" e "panfletos" maternais na minha opinião são uma verdadeira roubada! Preferi viver profundamente cada sentimento e deixar livre, fluindo o que tivesse de vir.

*P.S (amo "pss"): Aqui eu gostaria de colocar minhas considerações à todas as dicas infalíveis e imprescindíveis que as pessoas nos dão durante a gestação. Relaxem meninas, pois se existiu alguma coisa que não me faltou nesses tempos foram palpites do que eu deveria ou não fazer já que estou grávida. Uma hora você vai lembrar disso, mas tente levar para o lado de que pelo menos existem pessoas no mundo que se importam de alguma forma com você. Se estão cuidando dos seus passos e da sua vida é porque se importam kkkkk poderia ser pior! Poderíamos ser sozinhas no mundo ;) e sem ninguém, eu pelo menos, acharia o mundo bem mais chato! A dica de ouro é: procure deixar a vida o mais leve possível, siga seu coração e intuição e deixe falar o que quiserem porque no fim quem vai viver a sua vida é você mesma!

Até o próximo trimestre, beijos com carinho <3



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga