Pular para o conteúdo principal

Alimentação e Esclerose Múltipla

Ontem, saiu o novo episódio do Qualidade Vivida, e confesso que com um dos meus temas favoritos! Favorito porque amo comer, amo cozinhar e porque reeducar minha alimentação transformou completamente a minha vida.
Resolvi escrever este post, pois assistindo ao vídeo, parei para pensar em quantas pessoas realmente levam a sério a sua nutrição? Entendem que muito mais do que qualquer estado de doença ou saúde, tudo está COMPLETAMENTE relacionado à alimentação?

Lembro quando ainda não tinha essa consciência, que lia matérias sobre dietas, nutrição e pensava: "Ah! Ok! Mais do mesmo!"
Dez anos de diagnóstico se passaram e após muito estudo e pesquisas, hoje falo de boca cheia literalmente, que a alimentação ajuda e MUITO essencialmente a manutenção de meu bem estar.

Uma das linhas que introduzi em minhas rotinas alimentares é a Auyrveda que nada mais é do que uma ciência que usa basicamente a alimentação para curar e promover a manutenção dos estados de saúde do indivíduo. Além da Ayurveda, culinária natural, vegetarianismo estão entre as minhas escolhas.

Quando falo em utilizar a alimentação como uma ferramenta poderosíssima para manutenção de minha saúde, falo em disciplina, constância, boas escolhas... é quase que um ritual diário de rotinas que me auxiliam a promover esse bem estar.
Costumo considerar a máxima de que "o que você consome no seu dia-a-dia é o que vai definir como o seu organismo vai se comportar, o que você faz de vez em quando, não o define", isso porque eu também sou filha de Deus e às vezes obviamente como uma comidinha fora de minha rotina alimentar, feliz da vida e sem culpas!



Se você gostaria de experimentar bons estados de saúde e manutenção dos mesmos, saiba desde já que é um longo trabalho de muito cuidado, atenção e disciplina, mas que vale cada segundo investido nele! Melhora considerável da fadiga, diminuição de dores, aumento da expansão corporal, aumento de força e tônus muscular, baixa retenção de líquidos, disposição e vitalidade estão entre os benefícios que colhi e permaneço colhendo através da alimentação.
Nada do que realmente valha a pena na vida vem sem esforço, mas eu costumo pensar que este pelo menos tem a ver com comidinhas e comer é TUDO de BOM :)
Um final de semana cheio de boas escolhas para todos nós!



*Se tiver alguma dúvida pode escrever aqui nos comentários ou me enviar um email que eu tenho dicas para você começar a cuidar da sua alimentação ainda hoje! Beijos!!

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo Paula. Útil e verdadeiro. Gostei muito! Parabéns. Vou cpt! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, que bom que gostou! Espero que aproveite as dicas e que sejam de bom proveito para suas rotinas!! Beijos

      Excluir
  2. Oi Paula! Sou portadora de EM a 22 anos e comungo com vc sobre alimentação, porém estou num momento de dificuldades em relação ao cardápio diário. Cansada das mesmas coisas, o q me leva a sair + vezes da dieta, e isso não é bom! Será que vc pode me ajudar com sugestões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, tudo bem? Toda a minha dieta e rotinas diárias são basicamente fruto de estudos e experimentos com meu próprio corpo. Nesses anos todos, fui introduzindo e retirando o que mais fazia sentido para cada momento que vivi, algumas vezes mudei pelo tratamento, outras devido as mudanças severas das estações do ano, outras para beneficiar algumas práticas esportivas, enfim, tudo para adequar meu organismo aos momentos que aparecem. A base de minha alimentação é natural, vegetariana e com bastante referência Ayurvédica. Se pudesse te dar uma sugestão é que pesquise sobre esses estilos de alimentação, sobre a dieta da Dra. Terry Wahls e experimente aos poucos como seu corpo responde. É definitivamente um exercício de muita disciplina e pesquisa, mas garanto por experiência própria que os benefícios são incontáveis! Espero que possa ter te ajudado de alguma forma, qualquer outra dúvida pode contar comigo, abraço forte, Paula.

      Excluir
  3. Oi Paula! Sou portadora de EM a 22 anos e comungo com vc sobre alimentação, porém estou num momento de dificuldades em relação ao cardápio diário. Cansada das mesmas coisas, o q me leva a sair + vezes da dieta, e isso não é bom! Será que vc pode me ajudar com sugestões?

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente! Não sigo dieta nenhuma específica, mas depois de eliminar algumas substâncias da minha dieta, como o glúten e a lactose (tinha intolerância a esse último e não sabia), pude tirar a medicação da fadiga e me sinto muito melhor. Valeu Paulinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Sim! Sim amada, é exatamente esse o ponto! Usar a alimentação em favor de bons estados de saúde. Que excelente notícia :) Beijo grande

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga