Pular para o conteúdo principal

Sobre limites

Faz tempo que quero escrever sobre uma ferramenta que me ajudou e ajuda superar dores, incômodos, muitos causados pela E.M: a localização de consciência. 

Estive num evento sobre E.M esses dias e, em algum momento falou-se sobre limites, como estabelecer, reconhecer e adotar os seus próprios limites? A única maneira de conhecer seus próprios limites é dia-a-dia manter um relacionamento bem íntimo com seu próprio corpo. Nosso corpo fala conosco o tempo todo, quando algo não está bem ele nos avisa, quando vai bem sentimos na pele toda a força da disposição. É possível estabelecer este limite? Sim! E você é o único capaz de reconhecê-lo.

A localização de consciência é uma maneira bem eficiente para entrarmos em contato de perto com sensações, sentimentos e muitas vezes até modificar estados de sofrimento, cansaço...

Uma amiga instrutora de Yôga me disse uma frase certa vez, que cai muito bem aqui: "a compreensão da dor é a sua própria dissolução" - Uma vez que compreendemos de onde vem os incômodos, automaticamente começamos a dissolvê-los. Esse é um trabalho de muita disciplina e atenção, exige dedicação e coragem, pois entrar em contato com o que nos machuca, na maioria das vezes não é confortável, mas digo por experiência própria, que por mais difícil que seja no começo, aos poucos tudo se transforma em uma força de auto-controle muito maior do que qualquer sofrimento. A dor nem sempre deixa de existir, mas a importância que é dada à ela passa a ser menor.

Abaixo listo uma sequência para "treinar" essa localização de consciência e nos ajudar a dominar as sensações ruins que se apresentam em nosso organismo:

1. Procure prestar atenção em sua respiração e diminuir ao máximo o ritmo de inspirações e expirações, respire profunda e lentamente apenas pelo nariz. Faça algumas séries de respirações acalmando o corpo, a mente e sentindo-se presente no exato momento em que estiver.
2. Identifique o local do seu corpo que lhe incomoda.
3. Feche seus olhos e concentre a sua atenção no local que incomoda.
4. Imagine e visualize a região sendo inundada por uma cor de sua preferência. Eu costumo usar verde esmeralda para cura, azul celeste para relaxamento, laranja para força e vitalidade.
5. Volte a atenção à sua respiração e procure mantê-la lenta e profunda.
6. Escolha uma frase de sua preferência para mentalizar e enviar as intenções que queira ao local. Eu uso a seguinte: "saúde, força, vitalidade e disposição", visualizo o local que me incomoda mentalmente repito esta frase, diversas vezes.

Todas as vezes que sinto algum incômodo atingir meu corpo, procuro parar tudo o que estou fazendo naquele momento e faço essa sequência por pelo menos 3 minutos. Vale também para treinamentos esportivos, em momentos de superação em força e resistência por exemplo. São apenas alguns instantes que repetidos com perseverança, nos ajudam a superar situações de dificuldade.

Mesmo que as suas dores sejam constantes, insistentes, seja mais que elas. Tente se condicionar a usar a mentalização sempre que precisar, mesmo que não consiga parar, fechar os olhos, etc. Repita mentalmente sempre que puder a frase e imagine a cor transbordante preenchendo todo o seu corpo.

Você pode "personalizar" a sua sequência com as intenções e cores que achar melhor e assim fazer da sua localização de consciência, o seu momento para prestar atenção nas mensagens que seu corpo lhe envia e se colocar cada vez mais no momento presente, atualizando e superando sensações.

Lembre-se que seu corpo pertence à você e mais nada ou ninguém!

Bom treinamento para nós :)


Comentários

  1. Amei Paula. Alias como tudo que posta. Vou tentar fazer sempre. Estou vivendo uma fase de me importar mais comigo, tem sido incrível. Parabéns pelo trabalho incrível que faz. Um beijo e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada! Se importar com você mesma vai ser provavelmente umas das experiências mais ricas da sua caminhada :) se tiver alguma dúvida ou precisar de dicas só me chamar! Vale muito a pena o treinamento, com o tempo vai perceber que muito do que lhe incomoda hoje em dia, aos poucos vai se diluindo! Beijo grande até mais!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga